terça-feira, 8 de outubro de 2013

A partícula de Deus


          No dia 4 de julho de 2012, os cientistas da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN), comunicaram a descoberta da partícula subatômica Bóson de Higgs, considerada fundamental para entender a origem do universo e a formação da matéria. Este feito é considerado por alguns cientistas de importância muito maior do que o homem ter ido à Lua.
          A partícula Bóson de Higgs recebeu este nome em homenagem ao físico Peter Higgs, o qual previu teoricamente a existência desta partícula em 1964. Estes bósons transferiram massa para outras partículas fundamentais que compõem as matérias, após o Big Bang (graças ao Higgs você não é um raio de luz).
          Fora da comunidade científica, o Bóson de Higgs é conhecido como Partícula de Deus, alcunha dada pelo físico Leoir Lederman, devido ao fato desta partícula permitir que as demais possuam diferentes massas, fato semelhante a Torre de Babel. Para finalizar, esta descoberta viabilizará o desenvolvimento de tecnologias que poderão ter aplicação prática como por exemplo nos equipamentos de diagnóstico clínico.

Fonte: Sociedade Brasileira de Física

Nenhum comentário:

Postar um comentário