sábado, 7 de setembro de 2013

Motivação Para Estudar


O sistema Ensino/Aprendizagem em nosso País vai de mal a pior. Uma das razões é a falta de motivação para estudar. Dois dos principais personagens envolvidos diretamente neste processo são os Professores e os Alunos. Consultados sobre o problema citam como motivos: número   excessivo de alunos por sala de aula, falta de respeito aos colegas e professores, base de anos anteriores precária e vários outros motivos, mas um é raramente mencionado. 

                Quero me referir a falta de compromisso com o País. Certa vez vi uma reportagem sobre um aluno da Coréia do Sul, onde ele frequentava as aulas até nos finais de semana sem estar preocupado se tinha tênis ou uma calça jeans ou uma van ou carro para seu deslocamento, e o programa mostrava ele quieto prestando atenção nos ensinamentos do Professor e, quando chegava em casa, colocava a matéria em dia estudando em seus apontamentos e livros. Uma das frases que foi dita por ele, a qual não esqueço: 

“ESTOU   ESTUDANDO COM O MAIOR   AFINCO PARA PODER AJUDAR O   MEU PAÍS CRESCER” 

                Posicionamento como este, no meu ponto de vista, é suficiente para tornar o nosso ensino   com indicadores que de fato alavanquem o desenvolvimento do nosso País em todas as direções. Será que já não é chegada a hora de tomarmos esta decisão, de pensarmos no País como um todo e deixarmos de ser egoísta, de querer levar vantagem em tudo, no sentido de se conscientizar, de que nós Professores talvez sejamos lembrados como pessoas que foram responsáveis pelo sucesso dos seus alunos. 

Um comentário:

  1. Fantástico isso, na minha graduação muitas vezes me senti desanimado, pois não havia um incentivo por parte dos professores, os quais "te deixavam na mão", acho que o "sistema" te compele a pensar no dinheiro como causa principal, ou seja, você esta ali "só para receber seu salário" no final do mês. Não se importa em tentar melhorar ou incentivar os alunos. E isso corrompe uma parte dos mesmos, pois os faz acreditar que eles na posição de professores (um dia no futuro), só pensarão no dinheiro como finalidade principal...

    ResponderExcluir