sábado, 2 de março de 2013

A origem do Cálculo Diferencial e Integral



O Cálculo Diferencial e Integral é um dos pilares do desenvolvimento tecnológico, uma vez que facilita a compreensão de fenômenos naturais. É visível que uma boa parte dos estudantes em Cálculo Diferencial e Integral não dispensam a devida atenção a este disciplina, talvez por desconhecer a sua história. O Cálculo da forma como é apresentado nos dias atuais, tem a contribuição de vários cientistas em diferentes épocas, os quais passamos a relatar.

As primeiras idéias do Cálculo surgiram há aproximadamente 2500 anos, quando os gregos, entre eles Arquimedes, considerado o maior Matemático da Antiguidade, procuravam calcular área de uma figura poligonal plana fechada, dividindo-a em triângulos e somando estas áreas triangulares. Isaac Newton (1642-1716) e Wihelm Leibnitz (1646-1716) foram os criadores do Cálculo Diferencial e Integral, onde sistematizaram as idéias e os métodos surgidos em sua maioria nos Séculos XVI e XVII, com destaque para Newton que formulou o Teorema Fundamental do Cálculo. Este teorema exprime a integral em termos de outra função, fornecendo uma ferramenta simples para o Cálculo da maioria das integrais. Um passo importante para o desenvolvimento do Cálculo ocorreu com Augustin Louis Cauchy (1789-1857) que criou uma definição formal de limite, conceito que separa o Cálculo de Matemática mais elementar. Já o alemão Bernhard Riemann (1826-1866) apresentou um estudo mais aprofundado sobre integral largamente usado nos cursos de Análise Matemática, usando os conceitos de soma inferior e soma superior.

Encerrando, nos últimos 300 anos vários outros matemáticos deram importante contribuições ao Cálculo Diferencial e Integral, que encontra inúmeras aplicações nas Ciências Naturais e na Tecnologia.

Fonte: Boyer, Carl B.; História da Matemática; Edgard Blucher

Nenhum comentário:

Postar um comentário