quinta-feira, 5 de novembro de 2009

ASPECTOS SOCIAIS E PSICOLÓGICOS DA MATEMÁTICA (TEMA I)

Tema: Isaac Newton.

Isaac Newton nasceu, prematuramente, em 25/12/1642,na fazenda do pai, em Woolsthorpe, 90km de Cambridge, Inglaterra.

Nasceu tão fraco e pequeno que cabia em qualquer panela com capacidade para pouco mais de um litro. Sua fraqueza era tanta que para que pudesse segurar a cabeça e alimentar-se, precisava ter seu pescoço envolto numa coleira de couro. Seu pai, totalmente analfabeto, morreu dois meses antes do nascimento de Newton.

Com um novo casamento de sua mãe, Newton passou a ser criado pela avó. Aos 18 anos matriculou-se no Trinity College, em Cambridge, na condição de aluno de poucos recursos, vendo-se na obrigação de realizar pequenos serviços domésticos para manter-se. Nessa ocasião interessava-se por filosofia aristotélica e seus rigorosos padrões lógicos. Aos 20 anos Newton interessou-se por Astrologia. Comprou um livro sobre o tema, mas não conseguiu entender algumas passagens que dependiam de conhecimentos de trigonometria. Pode ser que tenha sido por aí o despertar de sua genialidade, pois resolveu adquirir um livro sobre trigonometria, na tentativa de aprendê-la. Ainda não foi o bastante! Com dificuldades sobre o assunto decidiu estudar os Elementos, de Euclides, de início, achando tudo muito fácil, a ponto de quase desinteressar-se. Foi quando se deparou com o teorema de Pitágoras, e então as coisas começaram a deslanchar.

Por volta de 1665 um surto de peste bubônica assolava a cidade de Cambridge e Newton teve que retornar à Woolsthorpe, sua terra natal, por volta de agosto daquele ano. Já em novembro, do mesmo ano, descobriu o Cálculo Diferencial e, em janeiro de 1666, formulava a Teoria das Cores. Em maio do mesmo ano descobriria o Cálculo Integral. Como se vê, um período altamente profícuo.

A descoberta do Cálculo Diferencial, um presente para os matemáticos, provocou lamentável episódio entre Newton e Leibniz, num troca-troca de palavrões, revelando o lado comum do, então, genial, Newton.

Newton encerrou, prematuramente, suas atividades acadêmicas aos 51 anos de idade, por razões não esclarecidas de forma inequívoca, passando a exercer funções públicas, dentre as quais Diretor da Casa da Moeda da Inglaterra. Foi como funcionário público que descobriu a braquistócrona!!

Colaboração: Prof. Dr Nelson Nery de O. Castro/UFPB

Fontes:

GARBI,Gilberto.O Romance das Equações Algébricas. São Paulo : Makron Books,1997.
NASAR. Sylvia. Uma Mente Brilhante. Rio de Janeiro : Record, 1998 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário