quinta-feira, 2 de maio de 2013

Por que a Estatística na Formação do Engenheiro?



                Os Engenheiros desempenham um papel importante na sociedade moderna, resolvendo problemas de interesse da comunidade através da aplicação de princípios científicos. Os Engenheiros são  responsáveis pelo desenvolvimento de produtos, planejamento  dos processos de fabricação e  gerência de diversos empreendimentos e negócios.
                Na solução dos vários problemas encontrados pelos Engenheiros está presente a variabilidade  dos dados obtidos muitas vezes através de  medição. Para conhecer as propriedades físicas de um material, o Engenheiro Civil pode medir características, como a dureza, a flexibilidade, a  porosidade dentre outros. Para o estudo da confiabilidade de equipamentos, o Engenheiro Mecânico utiliza a medição dos tempos entre falhas. O Engenheiro Químico se baseia nas medições da qualidade de produtos para precifica-los. Sem as medições de pressão, temperatura e vazão não seria permitido ao Engenheiro Eletricista determinar a incerteza sobre volumes comercializados, o que influencia o preço final.
Para que os estudos sejam conclusivos, é preciso conhecer  as ferramentas descritivas e analíticas que tratam  com a variabilidade. Estatística é o ramo da Matemática Aplicada que estuda a variabilidade e seu impacto na tomada de decisão.
                No mundo em que vivemos  os problemas não vêm com soluções  ou mesmo com dicas para resolvê-los.  Cabe a nós encontrar a solução a partir do zero, de forma que, quanto maior o volume de conhecimentos dos conteúdos das áreas pilares da Engenharia,  maior a possibilidade de alcançar êxito.
Fonte: Montgomery, Douglas C; Estatística Aplicada à Engenharia

Um comentário:

  1. Otimo post. Assim como a estatística, existem outras materias que nós alunos, por desconhecer a sua aplicabilidade, acabamos desmerecendo. O que causa um grande déficit de aprendizado futuro. Parabens e sucesso, professores!

    ResponderExcluir