Em 1959 e em 1960, dois aviões comerciais caíram em consequência de um modelo relativamente novo de propulsão, com efeitos destrutivos de grandes oscilações mecânicas ou ressonância. O aspecto singular desses desastres foi que ambos estavam em pleno voo horizontal, que é o período mais seguro de qualquer voo. Os Engenheiros de Aerodinâmica entraram em ação e detectaram que, quando cada avião ultrapassou uma velocidade crítica de aproximadamente 400 mph, uma hélice e um motor começaram a trepidar, causando uma força que não podia ser absorvida pela caixa do motor. Essa força vibratória externa foi então transferida para a asa, que já apresentava um movimento oscilatório, que após um curto período de tempo, durante o qual o motor trepidou rapidamente, a frequência de força transmitida diminuiu de forma que se aproximou e coincidiu com a frequência máxima de vibração da asa (ressonância), fazendo com que as amplitudes de vibração da asa se tornassem grandes o suficiente para quebra-las.
Voltando a uns milhares de anos atrás: "Ergueu, pois, o povo e o grito de guerra e fizeram ressoar as trompas. Logo que o som da trompa chegou aos ouvidos da multidão, levantou-se enorme clamor e as muralhas caíram sobre si mesmas....Josias 6:20". Alguns estudiosos questionam: Será que o poder da ressonância acústica causou o desmoronamento das muralhas de Jericó?
NOTA: Ressonância, descoberta por Galileu em 1602, fenômeno semelhante ao eco, é a tendência de um sistema oscilar em máxima amplitude em determinadas frequências. Nessas frequências, pequenas forças periódicas podem produzir vibrações de grande amplitude.
Fonte: Equações Diferenciais; Denis G. Zill and Michael R. Cullen
Parabéns pelo texto, gostaria de fazer uma observação: o texto sobre as muralhas de jericó não está no livro de Josias e sim de Josué 6.20 e as muralhas cairam depois que o povo ouviram o soar das trombetas, mas foi depois dos gritos que elas cairam, QUE GRITO, QUE RESSONÂNCIA!!!!!
ResponderExcluirPARABÉNS POR ENSINAR COM SABEDORIA!!!grandes mestres...
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