Os
professores que trabalham a Matemática
do ensino superior, deparam-se com frequência em erros de sinal, quando os
alunos efetuam o produto de dois números negativos. É comum também entre os
estudantes do ensino fundamental, questionar esta regra da Matemática, de que o
produto de dois números negativos dá positivo, o famoso menos com menos dá mais.
Vamos apresentar um argumento, para esclarecer que, tecnicamente esta
regra tem que ser assim. Para fixar idéias, consideremos o caso (-3).(-5).
Temos:
(-3).(-5)=(-1).3.(-1).5=(-1).(-1).3.5=(-1).(-1).15
O sinal será dado por (-1).(-1). Vamos analisar apenas o sinal.
Para isto, suponha que (-1)(-1)=-1.
Sabemos que
o valor da expressão (-1).[1+(-1)]
= (-1).0=0
Reescrevendo a expressão (-1).[1+(-1)]=(-1).1+(-1).(-1)
Isto é, (-1).0=-1+(-1)=-2
Levando a igualdade 0=-2
O que é falso, devido ao fato de termos assumido que (-1).(-1)=-1. Por exclusão,
(-1).(-1)=1, evitando absurdos.
Pode-se generalizar este argumento,
lembrando que um número negativo qualquer pode ser escrito na forma (-1)p, onde p é positivo.
Uma
prova:
Sejam
a e b números positivos e x dado por
x=a.b+(-a).(-b)+(-a).b podemos escrever:
i)
x=a.b+(-a).[-b+b]=a.b+(-a).0=a.b
x=a.b+(-a).b+(-a).(-b)=
= [a-a].b+(-a)(-b)=
=0.b+(-a).(-b)=
=0 +(-a).(-b)=
=(-a).(-b)
Comparando-se i) e ii) segue-se que,
(-a)(-b)=a.b, que é a nossa regra.
Em tempo: não confundir (-3)(-5)=15 com -3 – 5 = -8
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