quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Pesquisa: Custo ou Investimento?




                De tempos em tempos a mídia e cidadãos questionam os altos recursos alocados a pesquisa, principalmente na área da Física de Altas Energias, alegando que o retorno a sociedade é pequeno. Vamos a dois fatos citados pelo Professor Doutor Alberto Santoro-UERJ.
Primeiro:
                Os Físicos do CERN sempre tiveram necessidade de muita computação em seus trabalhos. Em 1960 liderados por Tim Berne Lee, inventaram o World  Wide Web (www) devido às necessidades, dos Físicos de Altas Energias, de comunicação rápida de seus dados e resultados obtidos. Esta invenção deu um retorno à sociedade incalculável, já que revolucionou entre outras, o comércio, a indústria, relações  pessoais , o estudo e a forma de se informar.
Segundo:
                Ainda na área de Altas Energias, um setor beneficiado que influencia diretamente a Sociedade é a Saúde. Graças às pesquisas em Alta Energia, é possível diagnósticos de doenças como o câncer e sua terapia  via aceleradores de partículas. O Positron Emission Tomograph (PET), aumenta consideravelmente a capacidade de decisão com relação a existência ou não de um câncer de mama, evitando cirurgias desnecessárias.
                Apenas estes dois exemplos, no meu ponto de vista são suficientes para afirmar que, alocar recursos na pesquisa é um investimento para o bem de nossa sociedade.
Fonte: Revista Carta Capital na Escola, artigo Alberto Santoro - UERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário