Sugerimos leitura obrigatória para educadores e pais de alunos.
O Professor Elon Lages Lima, Matemático, cientista da Matemática e educador, é reconhecido internacionalmente pelos seus trabalhos, entre estes citamos artigos científicos e de divulgação, livros em todos os níveis, orientações e pareceres técnicos, além de palestras e cursos, ministrados em várias instituições no Brasil e no exterior. Quando o assunto discutido é Matemática versus Ensino no Brasil, o nome deste Professor está presente, pois ele é um dos principais responsáveis pelo impulso que a Matemática no Brasil, teve nas últimas décadas.
Vamos aqui citar opiniões deste Professor, escritas no livro de sua autoria "Matemática e Ensino",(entrevista ao Jornal do Brasil) publicado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM):
JB: Por que o Ensino da Matemática vai tão mal?
Elon: Todo o Ensino vai mal.
JB: Mas o da Matemática vai pior....
Elon: Entre muitas coisas más, uma delas é sempre pior do que as outras.
JB: Há alguma motivo para a Matemática ir pior?
Elon: Há vários.
JB: Um dos motivos seria o fato da Matemática ser mais difícil?
Elon: Não. Qualquer criança cuja capacidade mental lhe permita aprender a ler e escrever é também capaz de aprender a Matemática que se ensina a nível fundamental (até o nono ano). De forma geral, todas as matérias que se ensinam apresentam o mesmo grau de dificuldade e nenhuma delas exige pendores, habilidades ou talentos para aprendê-las.
JB: Vamos focalizar a Matemática?
Elon: Sim. Ao contrário das demais matérias que se estudam na escola, que se referem a objetos e situações concretas, a Matemática trata de noções e verdades de natureza abstrata. Aliás, essa é uma das razões da sua força e sua importância. A afirmação 2x5=10 tanto se aplica aos dedos de duas mãos, quanto aos jogadores que disputam um jogo de basquete. A generalidade com que valem as proposições matemáticas exige precisão, proibe ambiguidades e por isso requer mais concentração e cuidado por parte do estudante. Por outro lado, o exercício dessas virtudes durante os anos de escola ajuda a formar hábitos que serão úteis no futuro. A perseverança, a dedicação e a ordem no trabalho são qualidades indispensáveis para o estudo da Matemática. Note-se que não se trata de talentos e que não se nasce dotado delas.
JB: Então, afinal de contas, a Matemática é mais difícil?
Elon: Se o fato de exigir empenho, atenção e ordem significasse ser mais difícil, a resposta seria sim. As idéias e regras matemáticas no nível que estamos considerando são, porém, todas extremamente simples e claras, bem mais simples e claras, por exemplo, do que as regras da crase (ou mesmo do que a lei do impedimento no futebol). Por isso, continuo afirmando que, toda pessoa de inteligência média, sem talentos ou pendores especiais, pode aprender toda a Matemática ensinada até o nono ano, desde que esteja disposta a trabalhar e tenha uma orientação adequada. Aqui já temos dois dos motivos para o mau resultado no ensino da Matemática: pouca dedicação aos estudos por parte dos alunos (e da sociedade que os cerca, a começar pela própria família) e despreparo dos seus professores nas escolas que frequentam.
Finalizamos, esta parte, com as afirmações do Professor Elon de que, a Matemática é importante porque é exata, geral e se ocupa das noções mais básicas da vida humana: número e espaço. Quanto ao ensino, não há mistério nem milagre. O bom professor é aquele que vibra com a matéria que ensina, conhece muito bem o assunto e tem um desejo autêntico de transmitir esse conhecimento, portanto se interessa pelas dificuldades de seus alunos e procura colocar-se no lugar deles, entender seus problemas e ajudar a resolvê-los. Não há fórmulas mágicas para ensinar Matemática, a não ser o esforço honesto e o trabalho persistente. Não só para aprender Matemática, mas para tudo na vida. Concluímos sugerindo a todos a leitura do livro.
Fonte: matemática e Ensino; SBM; Elon Lages Lima
Endereço para aquisição: vendaslivros@sbm.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário