sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A Cana / Concreto




               No processo presente em uma usina de processamento de cana (descrito na postagem anterior),  cada tonelada de cana processada produz em torno de 175 quilos de açúcar, 80 litros de etanol, 800 litros de vinhaça, 250 quilos de bagaço, este por sua vez produz energia elétrica e sobram 25 quilos de cinzas, que são colocadas em aterros sanitários, em sua grande maioria.
               O Engenheiro Almir Sales, professor pesquisador da Universidade Federal de São Carlos vem pesquisando a utilização dessas cinzas na fabricação de concreto e argamassa, substituindo a areia extraída dos rios. Ele já concluiu que, o concreto feito com cinza é 15% mais resistente que o produzido com areia.
               A ideia é usar este concreto em calçadas, bancos e sarjetas, o que já provocaria uma redução do impacto ambiental no leito dos rios, devido a extração dessa areia.
               Esta pesquisa continua com testes para simular o desgaste do concreto em condições naturais e verificar se o material é capaz de evitar a corrosão das estruturas de aço.
Fonte: Superinteressante Julho de 2014

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

A Cana e a Energia Elétrica




               Por volta de 2008, o Brasil foi apelidado de A Arábia Saudita verde, pois deslanchamos na energia alternativa. O Brasil é o maior produtor mundial de cana que gera além do etanol, o açúcar, a cachaça, os mais conhecidos, e o bagaço e a palha. O processo é simples: a moagem da cana gera o caldo que por sua vez gera o açúcar e o etanol,   além do bagaço e palhas que por sua vez alimentam as caldeiras da usina processante. As caldeiras após aquecidas geram vapor, que por sua vez movimentam turbinas que geram energia elétrica que compõe o sistema elétrico nacional. O Brasil gera em torno de 140 milhões de toneladas de bagaço de cana, mas apenas 170 das 389 usinas produzem energia elétrica. As usinas de cana, para participar deste processo, precisam investir em torno de R$ 120 milhões para trocar caldeiras, turbinas e geradores. Se todas as usinas de cana do Brasil produzissem energia elétrica, poderíamos gerar aproximadamente 22,1 mil MWm o que equivale a duas usinas de Itaipu. Pensar que vivemos período em que o nível dos reservatórios de água estão baixos e as termoelétricas foram acionadas para evitar apagões, o que aumentou a importação de combustível em 40%, com investimento nesta área poderíamos evitar estes problemas citados.
Fonte: Superinteressante; Julho de 2014.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Pense, Mude, a Natureza Agradece


                       Devido a estiagem que ocorre em vários locais do País, principalmente no Nordeste e Sudeste, provocando dificuldades de abastecimento de água para o consumo humano, este blog abre um espaço para este problema, colocando algumas opções para que o cidadão em seu dia a dia colabore com o problema e consequentemente com a Natureza.

  • Fechar a torneira ao escovar os dentes, economiza mais de 10 litros de água;
  • Fechar o chuveiro enquanto se ensaboa ou lava o cabelo com shampoo, evita um gasto de aproximadamente 80 litros de água; 
  •  Ao lavar um carro, use um balde e um pano para esta limpeza. Em 30 minutos usando uma mangueira seriam desperdiçados cinco vezes mais litros de água; 
  •  A água também pode ser poupada quando lavamos a calçada utilizando uma vassoura para retirar a sujeira, pois o uso da mangueira desperdiça mais de 250 litros de água em 15 minutos; 
  •   Separar seu lixo em orgânico e não orgânico (reciclável); ao fazer compras levar sua própria sacola para conduzir os produtos, evita que toneladas de lixo lotem os rios.

                Esses são apenas alguns costumes que adotados em nosso dia a dia, estamos colaborando com a solução do problema e com a preservação da Natureza.
               Encerramos informando que, em uma cidade onde 10.000 habitantes adotam estes hábitos em seu cotidiano, gera uma economia mensal de aproximadamente 700 caminhões pipa que transporta 10.000 litros cada.