quinta-feira, 30 de maio de 2013

Newton versus Einstein


          Aproximadamente duzentos e cinquenta anos separam estes cientistas. Sem dúvida, Einstein é um nome mais conhecido do que Newton entre os cidadãos do mundo. Isaac Newton é mais famoso por sua teoria da gravitação; mas esta é apenas uma de suas realizações na Física quanto na Matemática. Porém, a maior realização de Newton transcende a Física e a Matemática: ele formulou o método científico que ajudou em muito a impulsionar a Revolução Industrial e de tudo o que aconteceu após. O método científico, consistia em reunir dados ou examinar dados existentes, elaborar uma teoria para explicar esses dados, fazer previsões a partir da teoria e verificar a validade destas previsões.

          A teoria da gravitação de Newton, não apenas explica a maioria das coisas do dia-a-dia, como, por exemplo, as órbitas dos planetas e o movimento das marés. Contudo os físicos do século XIX perceberam que a teoria não era perfeita – algumas medições, principalmente a precessão da órbita de Mercúrio, diferiram significativamente dos valores encontrados pela teoria de Newton.

          O que Einstein fez não foi reparar a teoria de Newton, ele criou uma nova maneira de olhar o universo. Contudo, tanto Newton quanto Einstein visualizaram um universo, no qual os eventos podem ser caracterizados por quatro números (dimensões); três para a localização espacial e um para a localização temporal. Para Newton esses quatro números eram absolutos, já Einstein considerou estes números como relativos; como uma consequência é que, réguas em movimento diminuem de tamanho, e relógios em movimento andam mais devagar, afirmações já comprovadas através de experimentos. Vale ressaltar que, para as nossas necessidades do dia-a-dia, a teoria de Newton é suficiente.

Fonte: Como a Matemática explica o mundo. James D. Stein

Nenhum comentário:

Postar um comentário