terça-feira, 27 de março de 2012

Aprendizado off line

     É  comum,  nos dias atuais, pais que saem cedo para o trabalho quando os filhos estão dormindo, e voltarem tarde para casa, quando estes já foram dormir. Aliado ao fato que, para uma boa parte dos pais, o fim de semana é reservado para o seu descanso e lazer, a Educação e formação dos jovens em todos os sentidos ficam prejudicados.  Uma parte dos jovens da classe média, passa horas e horas diariamente praticando jogos eletrônicos, assistindo filmes em computadores ou ligado ao mundo através das redes sociais, deixando seus afazeres acadêmicos off line.
     Na aprendizagem dos elementos da Matemática,  em seus vários níveis, é importante para uma melhor aprendizagem, a autodisciplina e a organização, o que não se obtém através de um computador.  As novas tecnologias no mercado, devem ser usadas no ensino da Matemática, mas com critérios e objetivos bem definidos, e principalmente a Matemática correspondente aos anos iniciais de escolarização, se faz melhor sem a presença destas tecnologias (Veja postagem: A Matemática, o Ensino e o Professor Elon Lages Lima).

Um comentário:

  1. Interessante colocação, visto que os meios eletrônicos são considerados propulsores do acesso à informação.
    No entanto, aspectos sociais, econômicos e culturais influenciam na absorção dessa ideia e, em alguns casos, requer uma reeducação para que tenha efetividade.

    Em tempo: gostei muito do blog. Por enquanto, tenho sido mais apreciadora que participante. Com o tempo, espero estar mais ativamente envolvida nos debates aqui colocados.

    ResponderExcluir