terça-feira, 27 de março de 2012

Aprendizado off line

     É  comum,  nos dias atuais, pais que saem cedo para o trabalho quando os filhos estão dormindo, e voltarem tarde para casa, quando estes já foram dormir. Aliado ao fato que, para uma boa parte dos pais, o fim de semana é reservado para o seu descanso e lazer, a Educação e formação dos jovens em todos os sentidos ficam prejudicados.  Uma parte dos jovens da classe média, passa horas e horas diariamente praticando jogos eletrônicos, assistindo filmes em computadores ou ligado ao mundo através das redes sociais, deixando seus afazeres acadêmicos off line.
     Na aprendizagem dos elementos da Matemática,  em seus vários níveis, é importante para uma melhor aprendizagem, a autodisciplina e a organização, o que não se obtém através de um computador.  As novas tecnologias no mercado, devem ser usadas no ensino da Matemática, mas com critérios e objetivos bem definidos, e principalmente a Matemática correspondente aos anos iniciais de escolarização, se faz melhor sem a presença destas tecnologias (Veja postagem: A Matemática, o Ensino e o Professor Elon Lages Lima).

sexta-feira, 9 de março de 2012

Endereço IP x População mundial

Para conectar um computador na internet, é preciso atribuir a ele um endereço conhecido como IP (Internet Protocol). Atualmente, este endereço é um número de 32 bits (versão IPV4) escrito com quatro octetos no formato decimal (base 10) como, por exemplo,

122.21.11.62

que na base binária escreve-se como

01111010     00010101      00001011     00111110

representando cada octeto na base binária (base 2). A primeira parte deste endereço identifica a rede na qual o computador faz parte e a segunda a máquina. Existem três classes de endereço IP de uso geral, a primeira usa 0 no primeiro bit e o primeiro octeto para identificar a rede, e os outros três para identificar o computador. O segundo usa 10 nos dois primeiros bits do primeiro octeto e usa também o segundo para identificar a rede e os dois últimos o computador, já o terceiro usa três octetos para identificar a rede mas os três primeiros bits é a sequência 110 e um octeto para o computador.

A partir destas informações podemos estimar por cima, o número de endereços IP possíveis escrevendo:

(número de endereços da rede da primeira)(número de endereços para o computador da primeira) + o mesmo para a segunda + mesmo para a terceira  =

27 × 224 + 214 × 216 + 221 × 28  =  3.758.096.384

Número bem abaixo da população mundial estimada em torno de 6,5 bilhões de pessoas, o que indica preocupação quanto a acabar com a disponibilidade destes endereços.

Finalizando, informamos que já se iniciou a implantação de um novo endereçamento IP, versão IPV6, que utiliza um número de 128 bits para o endereço, viabilizando 25616 endereços diferentes, número este da ordem de 1037 bem superior a população mundial.

terça-feira, 6 de março de 2012

Problemas e Soluções - 03

Questão (Mantenedores): Em uma empresa com uma grande rede de computadores, constatou-se que 25% dos computadores tiveram defeito na memória, 15% no HD e 10% na memória e HD ao mesmo tempo. Um computador desta rede é selecionado aleatoriamente. Se ele deu defeito no HD, a probabilidade de ele ter tido defeito na memória é:
a) 1/3
b) 4/3
c) 2/3
d) 0,1
e) 0,11

A solução:

Vamos considerar os conjuntos:

M= {computadores da rede que deram defeito na memória} e Q = {Computadores da rede, que deram defeito no HD}.

Temos que :  P(M) = 0,25 ; P(Q) = 0,15 e P(M∩Q) = 0,10 logo,

Cuja resposta é C.

LEMBRETE: Probabilidade condicional.