No ano de 1960 o engenheiro sueco Stein Gustaf Thulin, inventou a sacola de plástico, um saco com duas alças, leve e resistente. Com o passar dos anos ela tornou-se barata e passou a ser distribuída gratuitamente no comércio sendo usadas pela população de várias formas e descartadas no meio ambiente sem nenhum critério. Estas sacolas foram se empilhando e levando em consideração que seu material é praticamente incapaz de se degradar, gerou um problema ambiental de grande proporção.
No mundo, 4 bilhões de sacolas plásticas são jogadas no meio ambiente anualmente. A informação como colocada não causa o impacto desejado na grande maioria das pessoas, pois o número 4 bilhões está fora de seu padrão de avaliação.
Uma sacola de plástico usada no comércio, tem em média 31,5 cm de comprimento . Dividindo a sacola em duas partes iguais a partir das alças, mas mantendo o fundo (oposto as alças) intacto, a folha resultante terá um corpo de comprimento 63 cm e alças nas extremidades. Se pelas alças amarrarmos 635 ×105 sacolas cortadas obtemos uma lâmina de comprimento 63×635×10 5 cm = 400.664 ×104 cm , o que corresponde a uma volta na Terra, através de um raio de 6.380 km o que corresponde ao espaço percorrido de 2×π×6.380 km≅400.664×104 cm. Por outro lado, 4 bilhões dividido por 635×105 é aproximadamente 63.
A quantidade de sacolas plásticas jogadas anualmente no meio ambiente amarradas, dá volta à Terra 63 vezes.
A informação tratada sensibiliza mais um número maior de pessoas com relação ao problema.
Colaborador: João Gabriel Monteiro Matheus- Universidade Federal do Amazonas
Nenhum comentário:
Postar um comentário