Começamos com o conteúdo matemático do Ensino Fundamental, o qual trata as operações no conjunto dos números, dos conceitos básicos da álgebra e geometria, além do tratamento elementar das informações. Estes conhecimentos são usados em nosso dia a dia, quando vamos à feira livre, supermercado, em exames laboratoriais, acessando a mídia, entre outras situações. Enfim, é difícil viver no mundo atual sem esses conhecimentos.
Já o conteúdo matemático do Ensino Médio, como por exemplo, polinômios, matrizes, sistemas lineares, não é suficiente para resolver problemas mais complexos, é muito avançado para os pequenos problemas do nosso cotidiano. Assim, ela é útil para exercitar o raciocínio e alavancar os conteúdos matemáticos do Ensino Superior.
Os conteúdos matemáticos do Ensino Superior, tais como o cálculo diferencial e integral, álgebra linear, as equações diferenciais entre outros, servem, por exemplo, para projetar e construir arranha-céu, viadutos, plataformas marítimas, avião e computadores.
A Matemática é uma atividade humana, em progresso e mudança como outra qualquer. Mas os critérios de verdade em Matemática são os mesmos há séculos, ou mesmo milênios, apenas sucessivamente mais afinados com as transformações que ocorem na Sociedade do Conhecimento e da Informação. Convém, portanto não deixá-la totalmente de lado no ensino: não só se transformaria numa perda de tempo, como prejudicaria seriamente o verdadeiro estudo e aprendizagem da Matemática e suas aplicações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário