Para ser um cientista da computação é preciso dominar o computador e conseqüentemente, gostar de Matemática, já que o computador é uma máquina baseada na sua lógica . Desenvolver e aperfeiçoar programas de computador para jogos eletrônicos é uma das funções do cientista da computação que atrai muitos jovens, área esta conhecida como realidade virtual e entretenimento. O trabalho deles está presente em tudo que usa a tecnologia de hoje: em casa, na escola, no trabalho, nos bancos, nos locais públicos, enfim, por todo lado. São eles os responsáveis por desenvolver e manter boa parte da tecnologia a que temos acesso, mas quase ninguém se dá conta disso. O cientista da computação pode trabalhar desenvolvendo sistemas para a tecnologia agrícola, celulares, equipamentos eletrônicos e bancos de dados, entre outras áreas. Ele não é um simples programador. Ele tem uma visão muito mais ampla do que é a computação, por isso desenvolve atividades mais específicas, que vão do hardware ao software. Quando algum problema nestas aplicações são detectado, o cientista da computação deve resolve-los.
Uma das áreas que promete revolucionar a computação na qual os cientistas estão trabalhando, é a de Computação Científica Distribuída, a qual procura interligar computadores a distância formando supercomputadores virtuais, que podem processar rapidamente um grande volume de informações e cálculos científicos.
As Ciências Naturais e Tecnológicas avançam de forma rápida, de forma que acreditamos que novas áreas destinadas aos cientistas da computação deverão aparecer no futuro. Encerrando este texto, lembrando que organização, criatividade e motivação não podem faltar ao profissional desta área, como em qualquer outra profissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário