quinta-feira, 26 de novembro de 2009

UM REGISTRO PARA A HISTÓRIA - PARTE II

AS RAÍZES DO CURSO DE COMPUTAÇÃO DA UFPB


A reforma centrica ocorrido no início de 1970 , criou os Departamento de Matemática, Estatística e Informática, dirigidos pelos Professores Kleber Cruz Marques, Milton Ribeiro da Costa e Hélio Guimarães respectivamente. O Instituto Central de Matemática que era comandado pelo Professor Fernando Melo do Nascimento dirigia estes Departamentos, os quais, foram extintos e criado um só ,com o nome Departamento de Matemática da Universidade Federal da Paraíba. Nesta época a Universidade dispunha do computador IBM 1130 que além de resolver problemas burocráticos, tinha também como objetivo a iniciação científica e o ensino das disciplinas, tais como : Fortran, Introdução ao computador, Cálculo Numérico entre outras.


Na metade da década de 1970, alguns alunos concluíram o Bacharelado em Matemática e foram fazer o mestrado em Ciências da Computação e,no seu retorno tornaram-se professores do DM,passando a lecionar disciplinas ligadas a Informática. O interesse por Computação no Brasil foi crescendo principalmente nas Universidades onde os setores de Ensino e Pesquisas deram um salto enorme com estes recursos disponíveis.


O grupo de Professores que atuavam na área de computação foi aumentando devido a crescente oferta de disciplinas que envolviam computação. Nesta época o DM atendia uma comunidade de mais de três mil alunos da UFPB. Este grupo começou a participar fortemente dentro do DM e logo, despertou para a possibilidade de se criar um curso de Ciências da Computação, concretizado com a resolução n0 100 de 1982 do Conselho de Ensino ,Pesquisa e Extensão – CONSEPE- dividindo o Departamento de Matemática em dois : Departamento de Matemática e Departamento de Estatística e Informática – DEI ou seja,o DM como é atualmente. Em 1984, ouve a separação do DEI em dois departamentos : Estatística e o de Informática ,abrindo as portas para a criação do Curso de Ciências da Computação.


No vestibular de 1985 foram criadas 20 vagas para Curso de Bacharelado em Ciências da Computação e em 29/03/1985 o sonho da criação foi realizado. O CONSUNI, órgão máximo da UFPb na sua resolução no 51 deliberou favoravelmente a esta matéria. A Estrutura Curricular que serviu como base para o funcionamento foi o da Universidade federal do Rio de Janeiro e a resolução no 45 do CONSEPE estabeleceu a estrutura curricular com carga horária de 2925 horas e 189 créditos.Neste mesmo ano foi eleito para o cargo de chefe do Departamento de computação o Prof. Raimundo Nóbrega.


Já 02/04/1986, foi realizada a 1a reunião do Colegiado do Curso de Informática, tendo como Coordenadora a Profa. Ester de Carvalho Diniz, e para coroar com grande estilo ,o Ministério da Educação reconheceu o Curso de Ciências da Computação através da Portaria no 568 de 20/10/1989, no processo 23001001609/88-24.


A partir de então, o Departamento de Informática cresceu e passou a ter sua importância muito merecida dentro do contexto da UFPB. Para isto, formou alunos que hoje são disputados no mercado de trabalho e muito deles se dedicaram a carreira acadêmica onde, atualmente 8 professores de um total de 24 são formados pelo Departamento. Hoje o Curso, conta com Mestres e Doutores nos seus quadros que, além de trabalharem na área de ensino na formação de bacharel e mestre em Ciências da Computação a sua parte de pesquisa na área digital é pioneira no Brasil e reconhecida internacionalmente .


E pensar que tudo isto começou com um grupo de abnegados que fundaram o ICMUP. A eles a nossa homenagem.


Fonte: Atas do Departamento de Matemática

Um comentário:

  1. Olá pessoal da Matemática. Parabéns pelo Blog! Estou até emocionada em ter feito parte da história de vocês e de vocês lembrarem disso! Um grande abraço a todos e muito sucesso em 2010.Ester

    ResponderExcluir