A palavra computação significa ato de calcular, tem origem na palavra calcular, que por sua vez vem da latina “calculus”, cujos registros indicam que foi mencionada no século V a.C. procurando atender a duas necessidades entre os povos primitivos; a saber : A necessidade de enumerações no comércio, e a outra, a de um calendário para registrar as estações. Podemos então, ver nestas informações a origem do desenvolvimento atual da computação.
O dispositivo mais antigo que se conhece para efetuar as operações aritméticas é o “ábaco”, que tornou-se a principal máquina de calcular das nações ocidentais, e já era conhecida na China no ano VI d.C. A segunda, denominada de “barras de Napier” era um dispositivo voltado para multiplicação, foi descrito por Napier em 1617 em um trabalho com o título “ Rabdologia”.
Algumas outras máquinas foram criadas, mas a que podemos considerar como protótipa das usadas atualmente, foi inventada por Blaise Pascal em 1642, máquina esta projetada para adição e a subtração. A partir daí, com contribuições sucessivas de LEIBNIZ, CHARLES THOMAS, FRANK BALDWIN. W.T. ODHNER e CHARLES BARBAGE levaram por volta de 1900 ao desenvolvimento de máquinas com aspectos das calculadoras de mesa.
Uma novidade foi apresentada por WILLIAM S. BURROUGHS, uma máquina que imprimia seus algarismos. Já HERMAN HOLLERITH em 1880 inventou um dispositivo para classificar cartões que permitiam sua distribuição por meios de relés eletro-magnéticos, e os ativavam por contatos feitos através de perfurações nos cartões, cujo principio foi adotado pela IBM em seus primeiros computadores por voltas de 1929. Com o progresso dos dispositivos veio o da Computação.
A partir daí, o progresso caminhou de forma rápida. Os relés foram substituídos por válvulas eletrônicas(1944), os quais foram substituídos por transistores(1961), que por sua vez cederam lugar aos circuitos eletrônicos, e em 1970 os CHIPS, que equipam os computadores eletrônicos digitais modernos, com um enorme poder de Cálculo, chegando assim, ao tempo de hoje.
No futuro, vem aí o computador quântico como anunciado pela IBM em julho de 2002. Este computador usa, em lugar dos tradicionais microprocessadores de chips de silício, um dispositivo baseado em propriedades físicas dos átomos, como o sentido de giro deles, para contar números um e zero, em vez de cargas elétricas com nas máquinas atuais. A computação ganhará muito tempo de processamento, e está previsto a resolução de vários problemas matemáticos em sua forma computacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário