quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Quem Ganha na Mega Sena?




                A Matemática não mente e não engana. Vamos responder a pergunta, baseado nos atos que descreveremos a seguir:
ATO 1
Este jogo consiste em escolher 6 números de 1 à 60 e ganham o maior prêmio aqueles que acertarem os seis números sorteados pela Caixa econômica Federal (esta é a chamada aposta mínima).

ATO 2
                Vamos calcular a probabilidade de um jogo simples ser o vencedor (acertar todos os números sorteados). O número de combinações de seis números de 1 a 60 de acordo com a Análise Combinatória é igual a 50.063.860 (cinquenta milhões e sessenta e três mil e oitocentos e sessenta unidades).
                Assim a probabilidade de você ganhar é 1 dividido por 50.063.860, isto é, se em uma grande caixa tem 50.063.860 bolas pretas e uma bola marrom, após misturarmos as bolas você sem ver as bolas retira uma da caixa e esta é marrom. Esta é sua chance de ter sucesso.

ATO 3
                De tudo que os brasileiros apostam na Mega Sena, 67,8% fica com Governo e 11,27% vai para os ganhadores, isto é, para os apostadores que acertarão os números sorteados.

                O que podemos concluir, após análise desses atos?
               

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

A Expressão: Cliente – Servidor




                No mundo atual é comum ler e ouvir a expressão cliente-servidor, o que nos leva a pensar que surgiu com o advento dos computadores, o que não é verdade.  Afinal, o que significa e qual a sua origem?
                Vamos citar alguns exemplos onde esta expressão está presente.  Em um consultório odontológico, os pacientes são os clientes e o dentista o servidor; em uma agência bancária as pessoas que esperam atendimento são os clientes e os caixas os servidores; em um supermercado os caixas são os servidores e os que estão na fila os clientes; em um parque de diversões a roda gigante é o servidor e as pessoas na fila aguardando a sua vez são os clientes; na internet um roteador é o servidor e os computadores com acesso a este roteador são os clientes. Através destes exemplos notamos que onde há uma fila aguardando atendimento, temos os clientes (elementos da fila) e os servidores (prestadores de serviço).
                Esta expressão faz parte de uma área da Matemática conhecida como Teoria das Filas que já existia bem antes dos computadores.
Fonte: Cálculo, edição 35 ano 3, Dezembro de 2013.