quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Curiosidade 9



O Século XVII representou um salto no desenvolvimento da Matemática e das Ciências Naturais, com destaque para a criação do Cálculo Diferencial e Integral, onde Newton (1643-1727) e Leibnitz (1646-1716) lançaram as bases de uma teoria sistemática, o que favoreceu o nascimento da linguagem de fórmulas.

O inglês John Wallis (1616-1703) ligado a esse desenvolvimento formal da Matemática do seu tempo, foi a primeiro a abreviar o conceito de infinito com o símbolo que tem como origem a letra M maiúscula depois a m minúscula.

Fonte: Fonte: Caos e Complexidade; Ilan Gleiser

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Tabela de Derivadas, Integrais e Identidades Trigonométricas

Cálculo Diferencial e Cálculo Integral, faça o  download da Tabela de Derivadas, Integrais e Identidades Trigonométricas, clique no link abaixo.

Tabela de Derivadas, Integrais e Identidades Trigonométricas

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Resolve Esta – 01



                O Professor Carlos Alberto em suas viagens pelo interior da Paraíba, defrontou-se  com o problema: Um queijeiro (fabricante de queijo) tem 4 pilhas com 5 peças de queijo em cada pilha e, todas com a mesma altura. Em 3 dessas pilhas as peças de queijo pesam 1 kg e em uma delas cada peça pesa 1,2 kg. Como encontrar a pilha mais pesada com uma única  pesagem?            

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O Nascimento e a Rebeldia do Zero




                De acordo com dados históricos, sobre  o zero posicional, foi encontrada uma menção datada do século V d.C. na Índia, onde o Matemático Aryabhata escreveu; “De posição em posição, cada um vale dez vezes a posição anterior.” Assim, para os indianos o zero é uma das grandes contribuições deste povo. Ele foi criado para tornar o nosso sistema numérico mais eficaz, mas passa despercebido, apesar de constantemente ser usado em nosso dia a dia. Se no prêmio de uma loteria zeros à direita são sempre bem vindos, além de estimular a procura por aposta, e,  quando você diz a um colega, que na atividade exercida no momento ele é um zero à esquerda, com certeza ele não gosta.
                O zero demorou a ser considerado um número. Inicialmente ele era usado para representar um espaço vazio, apresentando rebeldias listadas a seguir:
          - não podemos dividir por zero;
          - todo número elevado a zero é 1, com exceção do zero;
          - todo número multiplicado por zero é igual a zero;
          - qualquer número somado com zero, reproduz o próprio número.

Fonte: História da Matemática; Boyer, Carl B. e Cálculo- Matemática para todos, Edição 20.